Ambiente

Ambiente

As empresas do Grupo Valouro dedicadas quer à produção avícola, quer à produção vegetal, têm como preocupação primordial a observância das boas práticas conducentes à preservação do ambiente.

Em primeiro lugar importa salientar a valorização agronómica dos estrumes provenientes dos aviários, os quais, após compostagem, esterilização e granulação, são utilizados como fertilizantes orgânicos. A aplicação destes nos solos contribui não só para a melhoria da fertilidade dos mesmos, como também para a preservação do ambiente, com sublinhado para a formação de complexos argilo-húmicos de que decorre maior retenção da água e dos nutrientes e menores perdas por erosão – e, adicionalmente, a matéria orgânica do solo constitui o principal reservatório de carbono dos ecossistemas terrestres, mitigando assim as alterações climáticas.

As águas residuais provenientes das actividades desenvolvidas pelas empresas integradas no Grupo Valouro são submetidas a tratamentos adequados, quer quando se destinam a subsequente tratamento em ETAR pública, quer quando são tratadas em ETAR própria.

No domínio energético assinalam-se as medidas aplicadas com vista à redução do consumo de energia, com sublinhado para a utilização de lâmpadas de baixo consumo energético, e no que concerne à produção, relevam-se os investimentos efectuados em 38 parques fotovoltaicos, instalados em explorações avícolas do Grupo Valouro.